NOTA FOAESP SOBRE A CAMPANHA DO CARNAVAL 2019 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Fórum de ONG/Aids do estado de São Paulo vem através desta nota cobrar do Ministério da Saúde informações a respeito da campanha de prevenção para o carnaval de 2019.

Há menos de dez dias do início da semana de carnaval, e já iniciados festejos em todo o país, ainda não se sabe qual estratégia e mensagem serão passados a população neste período. Diante de pesquisas e reportagens que exibem a realidade do aumento da notificação de HIV entre jovens, especialmente a faixa entre 15 e 24 anos, que no período de 2007 e 2017, teve aumento de aproximadamente 700%, conforme matéria veiculada no Jornal O Globo deste final de semana, urge que os materiais produzidos façam eco a esta realidade.

Da mesma forma manifestamos nossa preocupação com o avanço conservador, espelhado nas atitudes do novo governo, e que estas reflitam nas campanhas de prevenção tornando-as conservadoras e, por isto, não atingindo seus objetivos de informar e sensibilizar, visando a mudança de comportamento e o auto-cuidado. Tal garantia seria possível com a participação da sociedade civil organizada nesta formulação mas, até o momento, não localizamos nenhum representante do movimento social que tenha participado desta elaboração o que, num passado próximo, era costume neste âmbito.

Desta forma cobramos dos atuais gestores uma resposta a esta demanda e reafirmamos a necessidade de realização de ações de comunicação de forma ampla, atingindo o maior número de pessoas num reforço do que as bases fazem cotidianamente. Também reivindicamos que o respeito a diversidade, aos direitos humanos e a livre autonomia de grupos e pessoas sejam refletidas nestas ações.

Rodrigo Pinheiro

Presidente