O Fórum de ONG/Aids do estado de São Paulo vêm através desta nota repudiar a infeliz declaração do diretor de marketing do Sport Club Corinthians Paulista , Luis Paulo Rosenberg , divulgadas ontem, usando uma analogia citando uma mulher com teste de HIV positivo para explicar o seu ponto de vista.

 

Em meio a tanto preconceito, discriminação e exclusão sua declaração em nada colabora para a formação de uma sociedade mais tolerante e solidária, ao contrário, ao verbalizar em forma de ironia seu ponto de vista o dirigente soma o peso do estigma que acompanha diariamente um grande número de brasileiros e brasileiras.

 

Esquece Rosenberg que vivemos numa sociedade machista, onde a mulher muitas vezes é reduzida a objeto e onde lhe são negados diretos, inclusiva ao prazer. Há mais de 30 anos, quando a aids surgiu, que se luta para que o preconceito não avancem e que a vida com HIV seja possível cercada de cuidados médicos e ombros amigos.

 

Lamentamos que o dirigente de um time com forte presença nas camadas mais simples da população, grupo onde a aids surge com força e onde ações de inclusão são mais necessárias, se utilize de exemplos deste tipo para explicar seu pensamento. Tal afirmação ofende e fere milhares de torcedores que vibram com o “timão”, e que se superam cotidianamente no viver com HIV.

 

Esperamos que aqueles que representam o “ orgulho, dos desportistas do Brasil”, tenham mais sensibilidade ao lidar com temasdelicados que ainda causam dor e restrições..

 

Rodrigo Pinheiro

Presidente