O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo manifesta seu reconhecimento pela luta cotidiana de todas as mulheres, em prol de uma sociedade mais igualitária e justa. A epidemia da aids é um reflexo da desigualdade que atinge boa parte de mulheres no mundo.

Recente relatório da UNAIDS informa que todos os dias, 460 adolescentes são infectadas pelo HIV em todo o planeta e, a cada semana, 350 adolescentes morrem de doenças relacionadas ao redor do mundo. A dificuldade no acesso, as barreiras culturais e políticas oriundas do machismo, sexismo e patriarcado ampliam o abismo da busca de uma saúde plena e sintonizada com as necessidades das mulheres, diante de suas especificidades e diversidades.

No Brasil tal situação se repete e se agrava ainda mais diante de um governo conservador que não reconhece a saúde sexual e reprodutiva , visto recentes declarações do presidente a respeito da “Caderneta de saúde da adolescente”, impressa pelo Ministério da Saúde para meninas de 10 a 19 anos, afirmando que pretende "retirar informações que considera inadequadas ao público-alvo."

O dia de hoje é de luta e mobilização e se insere no contexto de resistência pela valorização do SUS, pela sintonia das políticas públicas com a realidade da situação das populações vulneráveis e pelo protagonismo de mulheres na formulação de sua história e na identificação de suas prioridades.

Há mais de 30 anos a Aids tem mostrado que somente com a soma de esforços, e o respeito as diferenças, que os avanços acontecem. Neste 8 de março que o mundo saiba ouvir as mulheres e se alie as suas lutas revolucionando as formas de militar, viver e amar.

Rodrigo Pinheiro
Presidente