O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo (Foaesp) vêm por meio desta lamentar a campanha recentemente promovida pela Pastoral da Aids?, Oeste 2, voltada para o incentivo da revelação sorológica.

Embora reconheçamos a substancial contribuição deste grupo na luta contra a Aids, desde sua fundação em 1999, não concordamos com a utilização deste argumento, que parece esquecer que o ato sexual é um ato de co-responsabilidade entre os envolvidos cabendo a ambos ações de cuidado e discernimento.

Diante do cenário atual de aumento da culpabilização das pessoas que vivem com Aids e do aumento do preconceito e da discriminação, incentivar a confissão da sorologia tende muito mais a contribuir para ampliação da idéia de de uma "infração", ato que continuamos combatemos em especial junto ao Parlamento onde tantos projetos de lei tendem a engrossar as ações de busca de culpados.

O sigilo sorológico é muitas vezes uma medida de auto-proteção e deve ser respeitado dentro do tempo, e do limite, de cada pessoa na decisão de divulgá-lo e não por nenhuma medida coercitiva ou incentivadora, que pode reverberar em mais exclusão e estigma.

O importante é ampliar o uso do preservativo, e de outras medidas de prevenção existentes, incentivar o diálogo sobre educação sexual, promover a solidariedade que inclui e não aponta como vetor de transmissão e, principalmente, usar de empatia se colocando no lugar das milhares de pessoas que vivem com HIV e Aids no Brasil que, coagidas pelo medo da restrição e do apartamento social, guardam este aspecto de sua vida na intimidade, sem no entanto deixar de se tratar e cuidar.

Somente com medidas deste tipo que enfrentaremos a epidemia de Aids, a crise de pânico moral e busca de causadores que parece continuar incentivando fogueiras em pleno século XXI.

Rodrigo Pinheiro
Presidente