O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo (Foaesp) vem através desta manifestar seu repúdio a falta de interesse dos gestores locais no diálogo com a sociedade civil, durante o 13 Encontro Estadual de ONG/Aids que está acontecendo na cidade de Brotas.

No espaço destinado a este tema, na manhã de hoje, tivemos a presença da representação da GVE de Bauru, além da coordenação de IST/Aids desta cidade, a qual agradecemos, e mais nenhuma GVE participou da atividade, apesar de terem sido feitos convites dentro de um prazo suficiente.

A tentativa de estreitar as relações e melhorar o diálogo com as coordenações locais não recebeu o mesmo interesse por parte dos gestores. No atual momento em que os índices mostram crescimento da Aids, principalmente junto as populações vulneráveis, aumento sensível de casos de sífilis e outras ISTs e dificuldade no acesso ao tratamento de hepatite C, nos causa preocupação este distanciamento que pode reverberar em mais casos, afrouxamento na prevenção e diminuição da luta pela garantia do SUS.

O desinteresse em uma articulação conjunto, dentro do estado que concentra o maior número de casos de Aids no Brasil, é sintomático da falta de prioridade a este específico da saúde pública. Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que os 145 municípios prioritários concentram 93% dos casos acumulados,  sendo que 49 municípios apresentaram taxa de incidência maior que a média do estado, o que comprova a necessidade urgente de articulação conjunta visando o enfrentamento desta situação.

Insistimos na ampliação de parcerias e articulações e esperamos que as gestões locais se sensibilizem e elejam a articulação com os movimentos sociais como prioridade, sob pena de não efetivarem suas ações e a epidemia de Aids se tornar um problema sem controle.

Rodrigo Pinheiro
Presidente