O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) vem manifestar o mais profundo repúdio à ausência do Ministério da Saúde, em especial do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao lançamento da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, ocorrido nesta terça-feira (06/08), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A tentativa de somar esforços pluripartidários em busca de formulação de políticas públicas para o enfrentamento destas patologias, não recebeu o devido interesse por parte dos gestores nacionais. No atual momento em que os índices mostram crescimento da Aids, principalmente junto às populações vulneráveis, aumento sensível de casos de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e dificuldade no acesso ao tratamento da hepatite C, nos causa preocupação este distanciamento que pode reverberar em mais casos, afrouxamento na prevenção e diminuição da luta pela garantia do SUS.

Tal atitude é mais um capítulo de desmonte que o atual Governo Federal vem promovendo. Após eliminar a palavra “aids” na denominação do atual departamento encarregado do enfrentamento da epidemia e acabar com os canais de acesso que serviam de fonte de informação e esclarecimento junto a população, agora ignora este importante espaço parlamentar que há anos vem encabeçando debates, propondo ações e articulando uma sólida construção de prioridades políticas.

Ao procurar esconder a Aids da realidade cotidiana, os gestores nacionais tentam dar a questão como resolvida enquanto milhares de pessoas continuam a receber o diagnóstico positivo para o HIV, milhares de vidas estão se perdendo com o preconceito e a discriminação aumentando a cada dia. Insensível a tudo isso, o Governo Federal segue o desmonte do SUS e da política de proteção social promovendo o aumento do já imenso abismo social no Brasil.

Rodrigo Pinheiro
Presidente