O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo (Foaesp), vêm por meio desta nota manifestar seu pesar pelo falecimento do ativista JOSÉ ARAÚJO LIMA FILHO, ocorrido na manhã de hoje em São Paulo.

Ao longo dos últimos trinta anos sua atuação em defesa das pessoas que vivem com HIV, pela valorização do SUS e em favor das populações mais vulneráveis foram marcas que deixaram imenso impacto na luta contra a Aids no Brasil. Vinculado ao Grupo de Incentivo a Vida (GIV) desde sua fundação, também foi coordenador geral da Associação François Xavier Bagnoud do Brasil (AFXB) e ultimamente era diretor do Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH), além de ser um dos coordenadores do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids).

Nacionalmente representou a região sudeste na Comissão Nacional de Aids do Ministério da Saúde (CNAIDS) e o segmento dos usuários junto a Comissão Nacional de Pesquisa e Ética (CONEP), onde chegou a ser vice coordenador, entre outras atuações. No âmbito internacional realizou diversas parcerias com organizações do Japão, proporcionando trocas de experiências de prevenção e auto cuidados entre os brasileiros lá residentes, os decasséguis, que constituem o quarto maior contingente de estrangeiros residente no país.

Questionador, posicionado, polêmico, entusiasmado ARAÚJO foi presente nas grandes lutas pela saúde pública nas últimas décadas. Juntando o cuidado com o atendimento local, visava também o acompanhamento internacional das grandes questões que envolvem a Aids atualmente. A verve que adquiria diante de um microfone gritando por direitos e denunciando irresponsabilidades, se complementava com o sorriso amigo com que recebia os pares, distribuindo solidariedade por onde passava. Mesmo internado há quase três semanas, conservava seu estilo acompanhando as movimentações políticas enquanto se preparava, com coragem, para o enfrentamento dos desafios que viria.

Perdemos um grande ativista, alguém que levantava oposições, mas que impunha respeito pela história e capacidade crítica. Neste momento em que a necessidade de resistência organizada se impõe, sua ausência deixa um grande vácuo e nos impulsiona a renovar nossa capacidade de união, mesmo nas divergências e seguirmos na luta por dias melhores.

Araújo Presente !

Rodrigo Pinheiro
Presidente