A Aids existe e o laço é vermelho

O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) vem por meio desta nota manifestar seu repúdio à iniciativa do Ministério da Saúde de substituição do tradicional laço vermelho por um modelo customizado nas cores verde e amarelo. O laço vermelho é o símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids e foi criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York homenageando amigos e parentes mortos pela Aids. A cor vermelha foi escolhida pela sua ligação ao sangue e à ideia simbólica de paixão e, até hoje, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, porque reforça a necessidade de solidariedade e ações às pessoas que vivem com HIV e Aids.

Desconhecendo a história, o Ministério da Saúde empreende seus esforços agora numa iniciativa ligando as cores da bandeira nacional, numa atitude ideológica que visa no fundo dar mais invisibilidade à epidemia da Aids modificando os símbolos da luta que há mais de três décadas mobiliza milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Primeiro alteraram a nomenclatura do Departamento responsável pelo controle e tratamento do HIV eliminando a palavra "Aids" de sua composição e tornando-o uma área imensa com atribuições voltadas para várias patologias, agora utilizando os mesmos recursos nacionalistas já utilizados pelo fascismo e outros movimentos extremistas, apropriando-se de uma imagem com representatividade e modificam seu significado, numa clara tentativa de reescrever os fatos e inviabilizar as mobilizações de luta empreendidas pelo movimento social.

As sutilezas dos fatos não passam despercebidas pois se inserem num movimento maior do atual governo de criminalização do movimento social e desconstrução das bandeiras que norteiam nossa atuação, como a solidariedade, o controle social e a independência de atuação frente a qualquer governo que ocupe a gestão do Estado por um período. Nossa luta segue exibindo a sociedade brasileira à realidade da Aids no nosso cotidiano, doença que fere, mata, causa sofrimento e expõe a falta de compromisso de técnicos e governantes. Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, nosso grito é de urgência e atenção porque hoje, mais do que nunca, a Aids existe e nosso laço vermelho de solidariedade e lute se exibe intensamente denunciando tudo isso.

Rodrigo Pinheiro
Presidente