O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo vem por meio desta nota manifestar seu apoio a continuidade do Programa Estadual de DST/Aids do Estado de São Paulo dentro da estrutura do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT-DST/Aids-SP).

A resposta à epidemia de Aids no estado de São Paulo, que lidera as iniciativas no País e serve de modelo a várias gestões estaduais e municipais, além de alguns programas nacionais de enfrentamento à epidemia, consolidou-se graças ao diálogo direto implementado com a sociedade civil e ao esforço de técnicos e dirigentes do Programa Estadual. Este cenário foi possível pelo fato do programa estar abrigado dentro de uma estrutura que possibilita fluidez de ações e transparência, cenário apontado internacionalmente como favorável a bons resultados, que estão sendo alcançados.
Se hoje os dados permitem ver com precisão o perfil da população mais vulnerável e encaminhar estratégias para acessá-la, isto se deve a compromissos implantados ao longo de 35 anos de atuação neste formato, o que consolidou a política pública, elencando populações prioritárias e encaminhando ações para parcerias frutíferas cujos resultados já são vistos. a queda de mais de 30% na incidência na última década é um dos exemplos de um trabalho que dá certo.

Temos, no entanto, vários desafios a enfrentar, mas entendemos que a base para estes encaminhamentos está dada e não pode se alterar, sob pena de regressão no trabalho já desenvolvido.

São Paulo, 12 de dezembro de 2019

Rodrigo Pinheiro
Presidente