NOTA DE REPÚDIO

 

O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo ( Foaesp) lamenta e repudia as declarações do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, manifestadas na manhã de hoje ( quarta-feira), onde afirma que “uma pessoa com HIV, é uma despesa para todos aqui no Brasil”.

Exibindo sua tradicional falta de empatia e sensibilidade, desta vez mira as pessoas que vivem com HIV/Aids em seu destempero conhecido. O presidente reforça o preconceito e o estigma que há mais de 30 anos paira na opinião pública e que, a duras penas, a sociedade civil tenta desmontar. Atitudes deste tipo além de detonarem trabalhos com vistas ao fomento da solidariedade e da convivência integrada, reforçam o ódio tão presente em seu discurso desde a vida parlamentar.

Esquece-se o presidente de que viver com HIV não exime dos direitos de cidadãos e cidadã, garantido na legislação em vigor e conquistado com mobilizações sociais. A presença de um vírus no sangue não torna ninguém cidadão de segunda classe, muito menos “ despesa” como expeliu o mandatário, em mais uma crise verborrágica.

Deveria ele se preocupar com outras despesas maiores que assolam a vida nacional como a corrupção, o financiamento estatal a ações sem eficácia como campanhas de abstinência, a violência de milícias atreladas a vida política e outros fatos que cotidianamente são exibidos pelos meios de comunicação.

Lamentável a falta de postura e de esforço de união nacional protagonizada por Bolsonaro. Repudiamos a narrativa de identificar culpados, protagonizada por ele, desviando a atenção de fatos muito mais graves da vida nacional.

Seguimos na luta independente dos poderes que passam.

 

Rodrigo Pinheiro

Presidente