O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) vem por meio desta nota chamar a sociedade à reflexão para a necessidade de valorização constante do Sistema Único de Saúde (SUS), como garantidor da saúde pública de brasileiros e brasileiras e ponto fundamental para a qualidade de vida e a formação física e mental da população do nosso País.

Desde a sua criação, na Constituição Federal de 1988 e nas legislações que lhe conferiram arcabouço legal, o SUS tem sido constantemente atacado pela ganância capitalista ávida de lucro e, através de agentes em diversos espaços de decisão, age para diminuir sua atuação. Em qualquer pesquisa eleitoral às vésperas de eleição, a saúde é apontada como ponto fundamental de preocupação e, consequentemente, aparece no discurso dos candidatos a promessa de sua garantia e ampliação. No entanto, passado o período eleitoral observa-se o crescimento da terceirização, a desvalorização dos recursos humanos e a dificuldade de acesso é ampliada.

Quando uma pandemia como a do coronavírus ataca a população, é na rede pública que a maioria vai buscar cuidado e recuperação de sua saúde. É neste momento que se torna mais evidente o efeito do subfinanciamento e do sucateamento de décadas, realidade que usuários e profissionais de saúde sentem e denunciam cotidianamente em seus tratamentos e na frequência dos serviços.

Que a emergência da epidemia local provoque a reflexão sobre a necessidade da valorização do SUS ser uma bandeira de todos, independentemente de ideologia. Apenas com um sistema de saúde forte teremos condições de construir um País próspero.

Rodrigo Pinheiro

Presidente