Neste primeiro de maio – Dia do Trabalhador, o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) manifesta seu reconhecimento e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras que bravamente desempenham suas funções de cuidado da população, em especial as mais vulneráveis, de forma destacada neste momento de enfrentamento à epidemia do coronavírus.

Os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do atendimento de casos, são os verdadeiros heróis deste momento difícil. Enfrentando jornadas extensas com a precariedade dos equipamentos públicos, grande parte com redução do quadro funcional e desvalorização das profissões, com políticas que valorizam outros aspectos que não a saúde, estes profissionais são merecedores de nosso aplauso e apoio. Da mesma forma os técnicos, voluntários e dirigentes das Organizações Não Governamentais se destacam nesta crise como uma categoria de trabalhadores cuja atuação é fundamental para que o cuidado seja efetivo e para que os direitos sejam garantidos.

Além das lutas históricas dos trabalhadores pelo reconhecimento de sua atuação e pela garantia de pagamento justo e condições de trabalho, a data neste momento se reveste de outros aspectos envolvendo a qualidade de saúde nas jornadas de trabalho e a denúncia das políticas neoliberais cujo lucro é o único objetivo.

Que nossas bandeiras se encontrem na construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa.

Rodrigo Pinheiro
Presidente