O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) vem manifestar preocupação com a dificuldade de financiamento para a manutenção das ações da sociedade civil, sobretudo neste momento de apreensão causado pela pandemia do novo coronavírus.

A consequência nas populações vulneráveis tem ampliado o empobrecimento, o adoecimento e o aumento da procura junto às organizações da sociedade civil. Cotidianamente o número dos que batem à porta das ONG em busca do mínimo para a sua subsistência é crescente, sinal visível de que as ações estatais não tem sido suficientemente satisfatórias para resolução desta questão. Mesmo com o reconhecimento da importância da participação comunitária na formulação de políticas públicas e no cuidado dos mais necessitados, não há ações robustas para o fortalecimento destas iniciativas, nem previsões orçamentárias visíveis para esta intenção.

Desta forma reivindicamos aos setores públicos, à iniciativa privada e aos financiadores internacionais um olhar mais dedicado a esta causa, inserindo em suas linhas de ação e orçamentos este apoio. Nem só de reconhecimento e aplausos vive o setor comunitário brasileiro, é necessário que este prestígio se reverta em doações e linhas de financiamento em forma de editais e outras modalidades diretas. O trabalho na ponta, onde a mão do Estado não consegue chegar, depende muito deste incentivo para que continue e cresça incluindo e empoderando mais pessoas postas à margem.

Financiar as ações da sociedade civil é colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e plural; a garantia de que vozes emudecidas sejam ouvidas nos centros de decisão depende disto.

Rodrigo Pinheiro

Presidente