O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), organização que reúne uma centena de ONG que dirigem seus esforços à prevenção do HIV e ao cuidado e à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, vem PARABENIZAR o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que em evento da Febraban se referiu ao pai morto por Aids mais de 25 anos atrás, com respeito e admiração, atitude que minimiza, no cotidiano, o estigma e o preconceito às pessoas vivendo com HIV e Aids no Brasil.

Consideramos bastante louvável que atual governo, mesmo pressionado, tenha concedido sem tentar excluir quaisquer populações refugiadas no Brasil do auxílio emergencial administrado pela Caixa, uma vez que estão residentes no País.

No entanto, pessoas vivendo com HIV/Aids em vulnerabilidade social não acessaram ao benefício. Perderam suas aposentadorias em pentes finos governamentais, não acessam ao mercado de trabalho e, extremamente vulneráveis, não acessam ao auxílio emergencial.

Há, ainda, pessoas inseridas em populações altamente vulneráveis à infecção pelo HIV, como LGBT, profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, por exemplo, que também não conseguiram acesso ao benefício.

As populações em situação de alta vulnerabilidade social precisam ter garantido seu direito de acesso tanto a este quanto aos demais benefícios administrados pela Caixa.

Humanitariamente.

 

São Paulo, 24 de junho de 2020.

 

Rodrigo Pinheiro
Presidente