O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), organização que reúne uma centena de ONG que dirigem seus esforços à prevenção do HIV e ao cuidado e à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e hepatites virais vem, por meio desta nota, REPUDIAR a iluminação do Congresso Nacional na cor verde.

A Lei nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, instituiu o Julho Amarelo visando efetivar “ações relacionadas à luta contra as hepatites virais”.

No ano passado, a Câmara dos Deputados foi iluminada de amarelo durante todo o mês de julho. O mês escolhido porque 28 de julho é o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais, data proposta pelo Brasil à Organização Mundial da Saúde (OMS) e criada em 2010.

Segundo a OMS, cerca de 390 milhões de pessoas no mundo têm infecção crônica pelos vírus da hepatite B e C, responsável por 95% das mortes provocadas por hepatites virais.

Segundo o boletim epidemiológico das Hepatites Virais, consolidado pelo Ministério da Saúde, até 2018 632.814 brasileiros e brasileiras haviam sido diagnosticados com algum tipo de hepatite viral, uma doença silenciosa.

O Brasil tem dirigido esforços para a eliminação das hepatites virais até 2030, conforme compromisso assumido com a OMS.

Por autorização da primeira secretaria do Senado, o Congresso Nacional está iluminado de verde neste Julho Amarelo, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Câncer de cabeça e pescoço, luta que somos solidários. Porém, se o Congresso não cumpre a lei, quem haverá de cumprir?

As hepatites virais podem ser consideradas moléstias silenciosas. Mas não podemos nos calar diante da gravidade das hepatites virais no contexto da saúde pública brasileira.

São Paulo, 3 de Julho de 2020.

Rodrigo Pinheiro
Presidente