O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) manifesta publicamente repúdio e horror com um ataque ao webinário “Modernização do SUS – Caminhos para o fortalecimento ou estratégia para privatização da saúde pública?”, promovido pela Articulação Nacional de luta contra a Aids – ANAIDS.

O ataque, feito pelo autodenominado “Palhaços lokos – os comedores de administrado (sic)”, foi iniciado quando a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) começava sua fala, com palavras de baixo calão em tom misógino, homofóbico, fascista e fundamentalista. Em seguida falaria a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, ao HIV/Aids e às Hepatites Virais do Congresso Nacional.

Apesar de parecerem apenas um grupo de adolescentes despolitizados, a estratégia do ataque tem indícios de premeditação. Assim, reforçamos nosso apoio às medidas legais que incentivamos que sejam adotadas pela ANAIDS no sentido de registrar denúncia policial para que sejam encontrados e punidos os participantes deste grupo que está disseminando o terror pelos eventos online de caráter cidadão.

Rodrigo Pinheiro
Presidente