O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), organização que reúne uma centena de organizações da sociedade civil que dirigem seus esforços à prevenção do HIV e ao cuidado e à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e hepatites virais vem, por meio desta nota, manifestar descontamento com a nomeação e posse do General Eduardo Pazuello como Ministro da Saúde.

Afora o espanto inicial de ter um militar e não um destacado quadro da Saúde na titularidade da pasta, a nomeação do general apenas comprova o que muito se falou sobre sua interinidade e, agora, permanência à frente do ministério: que está lá para executar o que o presidente quer da saúde pública brasileira.

Há, no presidente da República, profundo desprezo pelas questões relacionadas à saúde pública brasileira. Sua ojeriza e seu descaso à ciência, bem como sua negação às regras sanitárias mínimas de prevenção aparecem demonstradas cotidianamente na mídia.

Nem a ditadura ousou empossar na Saúde um militar. É na Saúde que a participação comunitária tem uma de suas maiores forças. É isso, para o atual governo, o que deve ser destruído. Obviamente, para enterrar o SUS.

Com o General Pazuello à frente do Ministério da Saúde, os canais democráticos de participação tendem a ser extintos ou aniquilados. A saúde pública não merece mais este golpe.

Cientes de nossa atribuição constitucional para o controle social das políticas públicas em saúde, permanecemos atentos, vigilantes a quaisquer manobras de desmobilizar sua participação comunitária.

São Paulo, 16 de setembro de 2020.

 

Rodrigo Pinheiro
Presidente