O Fórum das Ong/Aids do estado de São Paulo (Foaesp), iniciativa pioneira, criada em 1996 e juridicamente constituída em 1997, que atualmente reúne 97 Organizações Não-governamentais parceiras na luta pela cidadania e direitos das pessoas vivendo com HIV/aids e hepatites virais associadas em todo o estado de São Paulo, repudia a fala do presidente da República na semana passada, falsamente associando vacina de Covid-19 e aids.

Em sua live semanal, o presidente da República, sem qualquer embasamento científico ou evidência, afirmou que, após tomarem a vacina contra a Covid-19, as pessoas “desenvolviam aids muito mais rápido que o previsto”.

Pesquisadores, médicos, especialistas e ativistas consideram a fala absurda. As plataformas Facebook e Instagram retiraram o vídeo do ar. As fake news divulgadas pelo presidente dificultam as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, desestimulam as pessoas a se vacinarem e aumentam o estigma e o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV/aids.

Não há qualquer relação entre a vacina contra a Covid-19 e o vírus da aids. Pessoas vivendo com HIV/aids devem, inclusive, tomar a terceira dose do imunizante.