Iniciou em São Paulo a semana de intensificação da testagem da hepatice C, as ações vão até dia 31, quando os os municípios estarão mobilizados nas atividades de testagem para hepatite C em populações prioritárias. Foram confeccionados jalecos, material de divulgação e cartazes para ampla distribuição aos municípios.  

A abertura foi na Casa das Rosas, próximo a Avenida Paulista,  oferecendo aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população em geral.

A atividade é organizada pelo Programa Estadual de Hepatites Virais, em parceria com o Programa Estadual de Julho Amarelo/SP, Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST/HIV/Aids-CCD-SES-SP e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo.

Julho Amarelo

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde, em 2010, coo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais marcando atividades de conscientização e mobilização no dia  28 de Julho. No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019 que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o país visando conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.   

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.