O ex-ministro da saúde e atual deputado federal, Alexandre Padilha (PT/SP), vai coordenar a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, nesta legislatura. Até o momento a tarefa estava a cargo da Deputada Érica Kokay (PT/DF), a forma colegiada irá se manter dividindo tarefas e responsabilidades com outros parlamentares.

Na primeira reunião de trabalho ontem ( quarta-feira), foi discutido o planejamento de uma audiência publica para debate do acesso aos medicamentos para a hepatite C, principalmente o sofosbuvir, a idéia é ampliar as formas de pressão para o licenciamento compulsório e garantia de acesso a todos os pacientes que necessitarem do medicamento. Uma alternativa apresentada é a apresentação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que garanta este acesso através da fabricação nacional.

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais tem como missão a redução da incidência do HIV/Aids e de hepatites virais, da vulnerabilidade da população brasileira a esses agravos, do estigma e discriminação. Também visa promover ações de inclusão social pára a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids e hepatites virais, pautando suas ações pela ética, pelo respeito à cidadania e aos direitos humanos e pelo compromisso em consonância com os princípios do SUS de forma a contribuir para a resposta brasileira à epidemia.