Um dos temas discutidos na reunião mensal do Foaesp, que aconteceu ontem (sexta-feira) na sede do 
grupo Pela Vidda/Sp, foi o aumento do preconceito e marginalização das instituições. Tal situação é particularmente sentida nas que desenvolvem ações de tele marketing e SE reflete nas doações individuais, que contribuem para a manutenção das despesas mensais das instituições.

" Vários grupos relataram que a reação de parte da população tem sido de agressão e desprezo pelas ações desenvolvidas" relata o presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro. Segundo ele, esta situação reverbera uma tendência de manipulação da imagem das organizações ligando-as a corrupção e a vantagens de seus membros. Este sentimento equivocado cresce no ambiente de disputa política que se vive no Brasil e resulta nesta redução de apoio e, por consequência, diminuição do atendimento prestado.

Desde a democratização do Brasil que a atuação das ONGs cresceu e se firmou pela importante atuação de manutenção de direitos e de acompanhamento das políticas públicas." Estamos preocupado com esta disseminação de ódio, os trabalhos desenvolvidos são importantes e precisamos visibiliza-los e defendê-los", afirma Rodrigo.

No estado de São Paulo cerca de uma centena organizações atuam nas áreas de prevenção, assistência e controle social, com trabalho reconhecido pelos gestores e comunidade.O Foaesp irá procurar a direção da Abong ( Associação Brasileira de ONGs) para relatar a situação e procurar uma ação conjunta de enfrentamento deste processo.

OUTROS ASSUNTOS

Os ativistas também discutiram a continuidade de falta de preservativo no estado, situação que se arrasta há mais de um ano. Pára os dirigentes o insumo é fundamental para que se garanta um ressignificado de seu uso, principalmente neste momento em que velhas estratégias parecem não prosperar e novos paradigmas precisam ser repensados, refletindo nas informações disseminadas pela imprensa e por institutos de pesquisa do decréscimo do uso de preservativos entre a população, sobretudo entre os jovens.

Também foi discutida a programação de um seminário sobre licenciamento compulsório de medicamentos, dentro das ações do Dia Mundial de luta contra a Aids ( primeiro de dezembro), a atividade terá a parceria da comissão de Aids e hepatites virais do Conselho Estadual de Saúde. O Programa Estadual de DST/Aids anunciou a criação de um GT específico para tratar de ações voltadas para profissionais do sexo em São Paulo, reunindo representantes da gestão e de ONGs. A primeira reunião deste grupo será dia 12 de setembro, as 14h na sede do Foaesp.