Nesta semana o Foesp enviou correspondência ao Ministério da Saúde, manifestando sua preocupação com a demora de entrega dos lotes de preservativos masculinos no estado de São Paulo. Na correspondência se destaca que " o preservativo é fundamental para que se garanta o ressignificado de seu uso, principalmente neste momento em que velhas estratégias parecem não prosperar e novos paradigmas precisam ser repensados".

Direcionado ao ministro Mandetta e ao diretor Gérson Pereira, o documento afirma entender como " legítima a reivindicação de alguns municípios, de médio e grande porte, que pretendem utilizar parte do recurso destinado a ações na aquisição deste insumo."

Para o Foaesp, mesmo excepcional, tal atitude refletiria no aumento da circulação e presença dos preservativos no cotidiano da população que, conjuntamente a ações direcionadas, podem resultar em aumento do uso e consequente diminuição de novas infecções.

Preservativo Feminino

Também foi reforçado a demanda do Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas, que alerta para a resistência do uso de preservativo feminino de látex.

O Foaesp destaca que a alternativa da atualização do poliuretano tem obtido maior adesão desta população e deve, portanto, ter seu uso ampliado e difundido. "A busca de opções, que se reflitam na ampliação das estratégias de prevenção, é fundamental para o sucesso de qualquer ação. Desta forma entendemos como pertinente tal demanda e esperamos igualmente que seja contemplada", finaliza.