O Projeto “Cartografando a qualidade dos Serviços DST/Aids do Município de São Paulo" foi apresentado na modalidade poster durante o XII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, VIII Congresso Brasileiro de AIDS e III Congresso Latino Americano IST/HIV/AIDS, que será realizado no período de 22 a 25 de setembro, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O projeto visa construir um retrato da qualidade dos serviços de saúde em DST/Aids a partir da vivência e percepções dos próprios usuários. Com atividades desde 2015 identificou, mapeou e georreferenciou possíveis violações de direitos e as violências específicas contra as PVHA em Serviços de Atenção Especializados – SAE, articulados com as Coordenadorias Regionais de Saúde para que tenham conhecimento das informações que auxiliem técnica e politicamente para qualificação e fortalecimento dos serviços.

Atualmente sob a coordenação de Lucrécia Lopes, conta com a parceria de várias ONG tais como, Projeto Bem me Quer, Grupo de Incentivo a Vida (GIV), É de Lei, Barong, Pela Vidda/SP e O Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - NUDHES .

Na realização de oficinas junto aos usuários, utiliza -se metodologias participativas e lúdicas na interpretação das percepções sobre os serviços. Além destes encontros, os usuários podem também responder a um questionário virtual, de forma anônima e segura, avaliando a qualidade do serviço e do atendimento prestado, visando reunir os relatos dos acontecimentos ao longo de seus tratamentos ambulatorial, de internação ou de agravo, visando reunir os pontos de vista dos usuários.