Iniciou no final da tarde de hoje a vigésima edição do Encontro Nacional de ONG, Redes e Movimentos com atuação voltadas para o HIV/Aids.O encontro reúne até quinta-feira, cerca de 160 ativistas de todas as regiões do pais, envolvidos na discussão sobre politicas publicas de saúde e direitos humanos. Duas oficinas foram realizadas, como atividade pré-evento, tratando de Controle Social e Advocacy, coordenada por Jair Brandão da Gestos/PE, e outra sobre Prevenção Combinada, com a facilitação da equipe da ABIA, do Rio de Janeiro.

O presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, abriu o encontro dando as boas vindas aos participantes e manifestando sua preocupação com os retrocessos que avançam em todos os setores da sociedades. Segundo ele, a preocupação com a manutenção e qualificação dos serviços especializados é essencial como ponto de neste momento, visando a garantia de tratamento e qualidade de vida de todos os que vivem com HIV/Aids. O ativista conclamou todos a ampliar as ações de mobilização, sugerindo que seja indicado um dia nacional de luta, envolvendo todos os estados visando pressionar os governos e garantir direitos já alcançados.

Veriano Terto da Comissão Política do ENONG, ressaltou que este encontro acontece graças a apoio de São Paulo que garante a estrutura mínima e não escondeu seu pessimismo no atual momento “ este pode ser que seja o último , diante da atual conjuntura “. Veriano destacou a necessidade de fazer valer cada esforço feito para transformar este Enong num marco de resistência e mudança, " vencendo com solidariedade união e participação. Usando as resoluções como um norte de solidariedade e participação política."

A gestão estadual e municipal foram representadas pela médica Maria Clara Giana, coordenadora adjunta do Programa Estadual. e pelo técnico Marcos Blumenfeld, do programa municipal de São Paulo.Gil Casemiro, representou coordenador do Gerson Fernando Mendes Pereira, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e IST, do Ministério da Saúde.