O presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, se reuniu na manhã de hoje (quarta-feira) com o diretor do Departamento de. Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente, Gérson Pereira. Neste primeiro encontro do ano, foram tratadas diversas pautas referentes às reivindicações da sociedade civil e as ameaças de desmonte e de direitos conquistados.

Rodrigo manifestou ao diretor a preocupação do Foaesp com a discussão, que está ocorrendo em São Paulo, de desmembramento entre o Programa Estadual e o Centro de Referência e Treinamento (CRT). Segundo o ativista, o governador João Doria (PSDB) já recebeu a posição do Foaesp sobre esta possibilidade e repassou a preocupação ao secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

O retorno do nome do departamento utilizando a expressão " HIV/Aids", também foi apontado como uma das prioridades para este ano. " Continuaremos insistindo junto a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) para que esta questão seja revista e o nome do departamento possa ser modificado, catalizando a importância na luta pela visibilidade da epidemia" afirmou.

Medicamentos

O fracionamento, a ameaça de falta e a distribuição para menor tempo dos medicamentos para as pessoas que vivem com HIV/Aids, em São Paulo, foi o principal tema da reunião. Rodrigo repassou a inquietação dos pacientes com mudanças na distribuição, recentemente ocorridas. " Sugerimos a criação de um espaço de acompanhamento deste cenário, com a apresentação do orçamento de medicamentos para Aids, hepatites virais e tuberculose", explicou.

O diretor reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde com o fornecimento e disse que trabalha visando a formação de um estoque regulador de seis meses. Também concordou com a realização de uma reunião ampliada com o movimento social a fim de acompanhar a questão.