Uma pesquisa, coordenada pela organização francesa Coalition PLUS investigará o acesso a serviços de testagem e tratamento para pacientes de hepatite C em duas cidades do Brasil. O objetivo é atingir, no mínimo, 300 pessoas em Porto Alegre e o município de São Paulo visando entender os obstáculos e as dificuldades de acesso aos equipamentos de saúde e as informações sobre aspectos relacionados a doença.


Em reunião hoje ( terça-feira), entre o presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, o conselheiro estadual de saúde, Alisson Barreto e o representante da Coalition Plus, Chase Perfect, foram definidas estratégias para o desenvolvimento do trabalho que será realizado pelos pesquisadores Carla Almeida e Angelo Brandelli. " Em São Paulo o público prioritário será pessoas com mais de 40 anos e em Porto Alegre usuários de drogas injetáveis", explica Rodrigo. 


A pesquisa terá o Foaesp como parceiro e contará com o acompanhamento do ativista Jorge Beloqui (GIV) e dos pesquisadores Alexandre Granjeito e Maria Amélia Veras ( Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP), como conselheiros. 

 

Chase embarca para Porto Alegre esta semana onde terá reuniões com os pesquisadores e a representante do Projeto de Hepatites no Rio Grande do Sul, Márcia Leão, onde serão acertados os detalhes para inicio da coleta de dados.