O Fórum das ONG/Aids do estado de São Paulo (Foaesp), em conjunto com o Goarp- Grupo ONG/AIDS de Ribeirão Preto enviou ao superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Dr. Benedito Carlos Maciel, nota manifestando  preocupação com a notícia circulante de encerramento do atendimento de farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Segundo o documento, " Tal informação, se confirmada, repercutirá na criação de vínculo entre os pacientes e serviço de saúde prejudicando assim a adesão e a continuidade dos tratamentos de forma consistentes e satisfatórias. O serviço de farmácia funciona não apenas como um local de dispensação de medicamentos, mas é também serve como local de esclarecimentos sobre usos e especificidades e, através da criação de vínculo, ponto fundamental para obtenção da desejada taxa de indetectabilidade e consequente intransmissibilidade do HIV".

Os ativistas entendem que " a valorização deste serviço é fundamental, acompanhada diretamente pela gestão local e pelos espaços de controle social conforme preconizado no Sistema Único de Saúde."

Os dados do Boletim Saúde do Ceper/Fundace, baseados nos indicadores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DataSus). revelam que na região de Ribeirão Preto, nos últimos dez anos, foram internados 3.858 homens e 2.466 mulheres com DSTs, sendo contabilizados 555 óbitos (65% do público masculino). Somente em 2017, das 37 mortes registradas por doenças sexualmente transmissíveis, 33 foram causadas por doenças relacionadas ao vírus HIV.

Ribeirão Preto e Serra Azul lideram o ranking das cidades na região com maior número de internações provocadas por doenças sexualmente transmissíveis. A cada 10 mil habitantes, cerca de 6 pessoas são internadas anualmente por DSTs.