A Associação Prudentina de Prevenção à Aids (APPA) em Presidente Prudente, mantém o projeto chamado Juventude em Cena, que conscientiza os jovens a perceberem as situações de risco, além de falar sobre cidadania, juventude e a lidarem com preconceito e bullying.

Jéssica Diana, psicóloga da APPA, conta que o projeto ajuda no desenvolvimento dos jovens, faz eles acreditarem que são capazes de serem inseridos na sociedade. “Eles acreditam que podem mudar a história da vida deles, o próprio contexto que estão inseridos, começam a ter um olhar diferenciado para as ações que acontecem dentro da escola, por exemplo.”

A psicóloga relata também que os jovens aprendem questões de saúde, cidadania e educação sexual. “O cuidado, afeto, respeito, se colocar no lugar do outro, conhecer o próprio corpo e a mente, devagarzinho, mudar a história deles”, diz ela.

O projeto começou neste ano de 2018 como uma proposta de inovação dentro do município e vem dando resultados. “É sempre muito importante alertar a juventude sobre os perigos da sociedade e inseri-los nos caminhos corretos”, finaliza.