A vice-presidente do Foaesp, Carla Diana, participou nesta semana de uma roda de conversa virtual com o coordenador geral da Associação Brasileira de ONG ( Abong), Franklin Félix com o responsável pela área de articulação Jhonatan Souto e Débora Rodrigues do Conselho Gestor. A iniciativa do Foaesp demonstrou uma preocupação com a sustentabilidade das organizações sociais, neste período de pandemia, “percebemos que os financiamentos públicos não estão acontecendo, editais do Estado e do Governo Federal estão com o cronograma bastante atrasados, o que causa esta preocupação”, relata Carla.

Do encontro saíram alguns indicativos de ações para breve.  A ABONG se colocou a disposição para auxiliar o Foaesp neste período, buscando possibilidades de financiamento, para além dos Editais que já estão em andamento, como do Estado, por exemplo.

O objetivo é traçar um plano de estratégia visando mobilizar parlamentares, principalmente da Frente Parlamentar Estadual e Federal, visando identificar demais possibilidades de financiamento durante a crise protagonizada pela pandemia.

Os ativistas também concluíram que recursos para a sustentabilidade de ONG não estão surgindo nas linhas de financiamento, visto que estes privilegiam respostas para o atendimento direto das populações vulneráveis, como itens de alimentação e limpeza. “Para a manutenção da estrutura de recursos humanos e ações não há horizonte”, analisa Carla, destacando a necessidade de estratégias maiores de captação.

Assim contatos regionais e estaduais serão intensificados sobretudo junto ao Governo do Estado e as Prefeituras Municipais. Em relação ao Governo Federal, o que foi discutido é a possibilidade de judicialização desta questão, apelando ao Poder Judiciário visando pressionar alternativas, visto que os canais de diálogo estão cada vez mais reduzidos.

Além disto, se pensou em organizar um movimento nacional de fortalecimento do papel das ONGs, desmistificando a criminalização protagonizada por setores conservadores e fundamentalistas da sociedade, com eco nas forças que estão no poder agora. ABONG também manifestou interesse de ampliação da parceria com o Foaesp visando ampliar formatos de discussão de pautas envolvidas com o HIV/Aids considerando a experiência e expertise do fórum.