O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) retirou-se, na tarde desta segunda-feira, 8, da “Marcha pela Vida”.

Durante todo o final de semana, através de buscas na internet, encontramos a realização de pelo menos 13 outras edições de uma “Marcha pela Vida” ligada a valores como a pregação de uma família tradicional, heteronormativa, constituída de homem – mulher – filhos e sem a possibilidade de que as pessoas sejam felizes e possam dar e receber amor por meio de outros modelos de diversidade.

Outro motivo foi que esta última marcha, por motivos religiosos mantém posição intransigente contra o aborto, mesmo nos casos previstos em lei.

O XX Encontro Nacional de ONG’s, Redes e Movimentos de luta contra a Aids – ENONG 2019, organizado por este Foaesp e realizado na cidade de São Paulo em novembro passado, manifestou-se veementemente pela laicidade do Estado.

Nesta manhã, a Articulação Nacional de Luta contra a Aids – Anaids, à qual o Foaesp é afiliado, enviou ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) questionamento sobre a vinculação aos mesmos algoritmos que usa o mesmo nome e as mesmas hashtags.

Ainda que no final da tarde o CNS tenha sugerido, por meio de e-mail o uso de outras hashtags, a vinculação futura será indissociável.

O Foaesp não é contrário à “Marcha pela Vida”; somos solidários e estamos vinculados às suas reivindicações. No entanto, não queremos ser associados – no presente ou no futuro – a valores fundamentalistas.