Está marcada para o próximo dia 15 de julho, reunião do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo com a coordenações de IST/Aids dos 150 municípios prioritários para o enfrentamento do HIV no estado, a direção do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde para discutir a disponibilização do autoteste para detecção do HIV.

Ainda na semana passada, o Dr. Gerson Fernando Mendes Pereira, diretor do DCCI, por ofício respondeu a outro, do FOAESP, dando os encaminhamentos da reunião extraordinária realizada remotamente no primeiro dia de julho, na qual participaram a gestões federal e estadual das políticas de enfrentamento do HIV/Aids.

No documento, o diretor informa ter encaminhado às coordenações estaduais Oficio n° 16/2020/DCCI/SVS/MS (SEI 0015601003) e o Guia Rápido de Testagem Focalizada, produzido pelo DCCI. Segundo ele, o objetivo do guia é dar suporte aos estados e municípios “para a implementação de estratégias de focalização da testagem para HIV, que tem grande potencial de levar a uma maior identificação de casos ainda que no contexto de redução do número de testes”.

Acesse aqui os ofícios do DCCI ao FOAESP e às coordenações estaduais de IST/HIV/Aids, bem como o Guia Rápido do Testagem Focalizada.

E aqui o ofício enviado às gestões pelo FOAESP.