O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) promove, nesta quinta-feira (18/10) capacitação sobre Propriedade Intelectual às ONG associadas. O tema será abordado por Felipe de Carvalho, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

O objetivo é capacitar as ONG associadas ao FOAESP sobre o tema. “A questão das patentes de medicamentos está inserida na agenda da propriedade intelectual, um tema fundamental para o FOAESP”, explica Rodrigo Pinheiro, seu presidente.

No início de outubro a organização lançou plataforma para recolher assinaturas de apoio ao pedido de licenciamento compulsório do sofosbuvir protocolado pelo FOAESP na Presidência da República. “Por isso os representantes das ONG/Aids têm que ter as informações atualizadas sobre o tema”, conclui Rodrigo.

O sofosbuvir é um dos medicamentos para o tratamento e a cura da Hepatite C. Depois de negar uma primeira vez a patente da droga à farmacêutica Gilead Sciences, no dia 18 de setembro o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) concedeu a patente. A candidata derrotada à Presidência da República Marina Silva (REDE) ingressou com pedido de liminar; para suspender a patente durante a campanha do primeiro turno das eleições presidenciais. A liminar foi concedida na semana seguinte. Em 24 de setembro o FOAESP protocolou o pedido de licenciamento compulsório na Presidência da República.

Serviço
Capacitação sobre Propriedade Intelectual
Felipe de Carvalho - GTPI - Abia/Rebrip
Hotel América do Sul: Praça Julio de Mesquita, 90 - Centro - São Paulo - SP
Dia 18 de outubro, 13h