Na tarde desta terça-feira (14), o presidente do FOAESP, Rodrigo Pinheiro, reuniu-se com as gestões federal e estadual de IST/Aids. Na pauta, o fortalecimento dos Serviços de Atendimento Especializado (SAE), pauta que o FOAESP vem chamando pela atenção há alguns anos. “Não apenas em estrutura, mas principalmente em recursos humanos. A falta de profissionais de saúde é o que mais afeta os serviços especializados”, afirma Pinheiro.

Representado por seu diretor, Dr. Gerson Fernando Mendes Pereira, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, informou que o ministério alocou recursos para os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que há possibilidade de acessar um recurso específico; no entanto, é necessário ainda que seja verificada a viabilidade técnica de fazer o repasse do recurso.

A reunião aproximava-se de seu final quando o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) entrou na sala. O presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfretamentos às IST, ao HIV/Aids e às Hepatites Virais do Congresso Nacional, propôs uma inserção de recurso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujas discussões se iniciam na Câmara e no Senado.

Há, ainda, a possibilidade de propor uma emenda ao orçamento para o “fortalecimento da resposta à Aids e às Hepatites Virais no Brasil”.

Na próxima semana, outra reunião dará prosseguimento à articulação para o fortalecimento dos SAE.