O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) realizou nesta tarde uma capacitação sobre propriedade intelectual e acesso a medicamentos com Felipe Fonseca, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) e da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA).

Felipe falou sobre patentes farmacêuticas, preços de medicamentos, gastos da população com saúde, luta pelo acesso a medicamentos e licença compulsória. "Estes tópicos são importantes para entendermos os problemas que o planeta sofre atualmente na área da saúde e para nossas ONG filiadas e seus respectivos responsáveis entenderem a realidade e o que pode ser feito para se obter melhorias", ressaltou Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP.

“Quando se ouve falar em licença compulsória muita gente acha que é errado, que é apropriação e que é crime, mas é legal. Canadá e Estados Unidos, por exemplo, são os líderes em licenciamentos. Está nas legislações, inclusive!”, afirma o membro da equipe da ABIA/GTPI.

Segundo ele, os debates públicos, a mobilização e a luta durante toda a década passada foram essenciais para a realização e consolidação das licenças compulsórias no Brasil. “Muita gente fala que se fizermos licenças compulsórias as empresas não irão mais investir em medicamentos para HIV/Aids, mas isso é uma mentira”, conclui Felipe.