Nesta quinta-feira (13), mais uma rodada de conversas sobre os recursos orçamentários para o fortalecimento dos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) em DST/HIV/AIDS. A pauta, provocada pelo Foaesp, reuniu a coordenação do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, a diretoria e técnicos do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Flávio Mancini, chefe de gabinete da Presidência da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, ao HIV/AIDS e às Hepatites Virais do Congresso Nacional, atualmente com o mandato do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), e o presidente do Foaesp Rodrigo Pinheiro.

Foi discutida uma proposta orçamentária no valor de R$ 100 milhões, para ser apresentada pela Frente Parlamentar como uma Proposta de Emenda Orçamentária de fortalecimentos dos serviços de saúde, especialmente os SAE, inclusive com contratação de recursos humanos.

A proposta de emenda, se aprovada pelo plenário do Congresso, será destinada aos cem municípios prioritários para a contenção da disseminação do vírus da aids no Brasil.

Toda a parte técnica a proposta de emenda orçamentária será elaborada pelo DCCI e será apresentada na próxima semana. “Vamos trabalhar para a aprovação deste recurso e que a proposta se torne permanente”, argumenta Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP.

“Vamos articular com o relator do orçamento o reajuste da política de incentivo, que não sofre reajuste desde que a política de incentivo foi implantada”, afirma Pinheiro.

“Também já pedimos uma reunião da Frente Parlamentar para que outros parlamentares da frente possam se juntar a esta proposta e trabalhar para sua aprovação”, finaliza ele.