Teve início na manhã desta segunda-feira (24), o Seminário Internacional sobre Hepatite C – Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030. O seminário foi transmitido ao vivo pelo YouTube e já está disponível no canal do FOAESP.

Neste primeiro dia, as primeiras quatro exposições divididas em dois blocos foram mediadas pelo presidente do FOAESP, Rodrigo Pinheiro.

Inicialmente, o infectologista Gláucio Mosimann Júnior, do Programa Nacional para a Prevenção e Controle das Hepatites Virais do DCCI/SVS/MS, apresentou o mais recente boletim epidemiológico das hepatites virais (HV), lançado pelo Ministério da Saúde no último dia 28 de julho, apresentando o panorama da hepatite C no Brasil, bem como o programa brasileiro de HV e o plano de eliminação do HCV no País, pactuado com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em seguida, a enfermeira Ágata de Oliveira Baginha, do GAT Portugal (Grupo de Ativistas em Tratamentos), apresentou o panorama das hepatites virais em Portugal, bem como parte das estratégias do GAT nas ações de prevenção e assistência às pessoas com o HCV.

Após o debate, Rodrigo passou à segunda fase das apresentações do dia. Para falar sobre os avanços e desafios do plano de eliminação do HCV, a enfermeira Sirlene Caminada, coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais de SP e Adriana Zanon, do Programa Estadual de Hepatites Virais do RS, apresentaram seus respectivos contextos de epidemia e seus trabalhos mais relevantes.

No debate, questionamentos sobre as ações governamentais com as populações de pessoas usuárias de drogas e pessoas privadas de liberdade, respondidas prontamente pelas gestões presentes. Rodrigo Pinheiro apresentou a programação da manhã desta terça-feira, 25, às 9h e agradeceu a audiência, despedindo-se.

O primeiro dia do Seminário Internacional sobre Hepatite C pode ser visto aqui ou no canal do FOAESP no YouTube, de onde será transmitido até quinta-feira, 27 de agosto, sempre às 9h.

O Seminário Internacional sobre Hepatite C - Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030 é uma realização do FOAESP em parceria com o FÓRUM ONG AIDS RS com apoio da Coalition Plus.