“A pessoa usuária de droga, porque está sempre detonando com sua saúde, não tem ciência que tem direito à saúde”, afirmou hoje a integrante do GAT Portugal – Grupo de Ativistas em Tratamentos Magda Ferreira, no início de sua apresentação no Seminário Internacional sobre Hepatite C – Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030, transmitido na manhã desta quarta-feira (26) pelo canal do FOAESP no YouTube.

Facilitado pelo jornalista Paulo Giacomini, do FOAESP, o dia foi para falar de acesso. Acesso ao diagnóstico, ao tratamento, ao teste rápido e sua absorção na rede de atenção.

Magda Ferreira apresentou as ações do GAT Portugal: o in-Mouraria, projeto de sala de consumo para pessoas usuárias de drogas injetáveis, o PCMV, Programa de Consumo Móvel Vigiado, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, Médicos do Mundo e GAT, além do Programa Par a Par. Em toda sua apresentação, ela sublinhou com a questão do respeito à pessoa usuária de drogas ilícitas.

A coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais de São Paulo, Celia Regina Ciccolo da Silva, apresentou a situação epidemiológica da hepatite C no município, enfatizando para a disponibilização do teste rápido para detecção do HCV a partir de 2014 na cidade.

A enfermeira Daila Raenck, da coordenação do SAE Centro, de Porto Alegre, representou o Programa de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose de Porto Alegre (RS). Ela apresentou o cenário do acesso ao diagnóstico e acesso aos serviços para o tratamento da hepatite C em Porto Alegre, uma média de 90 dias, conforme apresentado.

Por fim, a representante do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP) na cidade de São Paulo, Maria Elisa Silva, contou sua trajetória de tratamentos (inclusive com o interferon peguilhado) para alcançar a cura da hepatite C.

No debate, questionamentos à atuação dos municípios diante da pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, a coordenadora de hepatites virais de São Paulo afirmou que o decreto de "reestruturação" da Coordenação de Vigilância em Saúde, do prefeito Bruno Covas, não gerou impactos ou mudanças na coordenação de hepatites, "a não ser do prédio", pois a coordenação deverá se mudar para o prédio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo em breve.

O terceiro dia do Seminário Internacional sobre Hepatite C pode ser visto no canal do FOAESP no YouTube, de onde será transmitida as apresentações e sua finalização nesta quinta-feira, 27 de agosto, sempre às 9h.

O Seminário Internacional sobre Hepatite C - Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030 é uma realização do FOAESP em parceria com o FÓRUM ONG AIDS RS com apoio da Coalition Plus.