Neste último dia, o Seminário Internacional sobre Hepatite C – Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030, trouxe as experiências exitosas de atuação no campo da hepatite C.

Facilitado pelo ativista Alisson Barreto, do FOAESP, as apresentações desta quinta-feira (27) foram transmitidas pelo canal do FOAESP no YouTube.

Primeiramente, Jeová Pessin Fragoso, do Grupo Esperança, Brasil, trouxe sua própria experiência exitosa de cura da hepatite C e a do grupo que lidera na baixada santista, litoral sul de São Paulo.

Em seguida, Karin Di Monteiro, do Centro de Convivência “É de Lei”, primeiro centro de convivência para usuários de drogas no Brasil e na América Latina, apresentou a organização fundada em meados dos anos 1990, bem como seu trabalho na região da Estação da Luz, em São Paulo, mais conhecida como Cracolândia.

O ativista Felipe Carvalho falou de Médicos sem Fronteiras e da atuação da organização no Brasil, principalmente relacionado às denúncias de abuso da indústria farmacêutica, na negociação financeira dos medicamentos para hepatite C, por exemplo.

No debate, foram respondidas a intervenções feitas no canal do FOAESP no YouTube, de onde foi feita a transmissão do seminário. Em sua intervenção, o presidente do FOAESP, Rodrigo Pinheiro, perguntou à representante do “É de Lei” a posição da organização a respeito da invisibilidade da discussão sobre a política de redução de danos no Brasil.

Karin respondeu que os governos têm injetado recursos nas comunidades terapêuticas, o que é proibido, embasando sua política de drogas numa perspectiva repressora.

Após o debate Alisson informou que os certificados de participação serão enviados nesta sexta-feira, 28 de agosto, aos endereços de e-mail inscritos no evento.

O ultimo dia do Seminário Internacional sobre Hepatite C pode ser visto aqui. O evento virtual está disponível, na íntegra no canal do FOAESP no YouTube.

O Seminário Internacional sobre Hepatite C - Estratégias em contexto de pandemia para eliminação em 2030 foi uma realização do FOAESP em parceria com o FÓRUM ONG AIDS RS com apoio da Coalition Plus.