O Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/AIDS, da coordenação do Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo, abrigará no Brasil o ensaio clínico Ensemble, da farmacêutica Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira, 11, durante a reunião ordinária de setembro do FOAESP, por um dos pesquisadores da pesquisa, o dr. Álvaro Furtado da Costa.

O Ensemble é um estudo randomizado duplo cego de uma vacina para a covid-19 no qual pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) poderão ser voluntárias participantes, bem como pessoas de outras populações. Um estudo randomizado duplo cego significa que pesquisadores e participantes não sabem quem receberá a vacina e quem receberá o placebo. Poderão participar pessoas de 18 a 60 anos que não tenham nenhuma comorbidade. O estudo deve ser iniciado no Brasil em cerca de duas semanas.

No debate, a uma questão, o infectologista do CRT e do Emílio Ribas respondeu que uma meta-análise publicada nesta quinta-feira (10), chegou à conclusão que não está sendo mostrado que os antirretrovirais (ARV) protegem a PVHA, mas que “doenças de base”, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para PVHA ou não. O dr. Álvaro disse, ainda, que se pudesse estabelecer cinco (5) regras básicas para proteção contra a covid-19, elas seriam: 1. Lavar as mãos com frequência; 2. Usar máscaras; 3. Respeitar o distanciamento social; 4. Ir ao médico se necessário; e 5. Manter a adesão ao tratamento antirretroviral (TARV).

A Dra. Maria Clara Gianna, da coordenação do Programa Estadual de IST/Aids, explicou o PROADI-SUS, programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, forma alternativa para determinados hospitais obterem a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) através da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil. O PROADI-SUS em questão desenvolveria um projeto para o fortalecimento dos Serviços de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/Aids.

FURP
Ainda durante a reunião ordinária surgiu a informação que a Fundação para o Remédio Popular (FURP), que o governo do estado submeteu à Assembleia Legislativa para fechamento, é a única no Brasil que produz a dapsona, utilizada no tratamento da hanseníase. Imediatamente o FOAESP encaminhou pelo envio de um ofício às instâncias competentes.

Da grade de medicamentos do Estado, levantou preocupação da gestão o abastecimento dos estoques de kaletra pediátrico para apenas 2,4 meses, mas recentemente obteve-se a informação do recebimento de nova remessa do ARV infantil nos próximos dias.

Preservativos
O estado de SP não tem recebido a grade de preservativos solicitada ao governo federal, “como já é rotina”, comentou a representante do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo. O estado tem recebido 59% dos preservativos externos (masculinos) de 49 mm solicitados e 29% dos de 52 mm. Não há problema com o quantitativo do preservativo interno (feminino). Foi informado, ainda, que o governo federal não mais fornecerá gel lubrificante, medida tomada por tempo indeterminado.

Na pauta interna, foi colocada a questão da reorganização dos grupos de trabalho (GT) do FOAESP. “Aqueles que não tiverem organizados”, disse Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum.

“O GT Adolescências e Juventudes está envolvido no esforço de aprovação do PL 1095/2017, sobre educação sexual nas escolas e na discussão de pontos sensíveis com adolescentes e jovens. Ontem mesmo promoveu uma live bem interessante sobre o tem”, complementou Rodrigo.

Importantes informes
Regina Brito, da ONG Vitória Régia, informou da instalação do ambulatório de saúde integral da população de travestis e mulheres trans em Ribeirão Preto, e da ampliação com do trabalho da ONG com a prostituição de mulheres trans e cisgênero, apontando o aumento da demanda para cestas básicas, mas também trabalho e educação e, no caso das trabalhadoras transexuais, para a mudança para o nome social na carteira de identidade, bem como para as testagens e atualização da carteira de vacinação.

Carla Diana, da APPA – Associação Prudentina de Prevenção à AIDS, relatou participação recente de reunião com a ABONG – Associação Brasileira de ONGs, cuja pauta era especificamente sobre Aids, oportunidade em que a ABONG informou sua intenção de investir institucionalmente a questão do HIV/Aids, fortalecendo a campanha “Vacina para Todos – PL 1462/2020 #vacinaparatodospl1462”, um seminário, uma cartilha com conteúdo específico e uma formação para captação de recursos para as ONG/Aids. A ABONG já conta com as parcerias da AHF e do Mopaids. O FOAESP também estará na parceria.