Com todos os esforços centrados na captação de doações para minimizar os impactos do novo coronavírus, questões recorrentes nas organizações sociais é a sobrevivência das pessoas vivendo com HIV/Aids em situação de vulnerabilidade. Neste contexto, filiadas do Fórum da ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), através do Grupo de Trabalho (GT) Aids e Pobreza, está alinhado estratégias para minimizar esse impacto. Na manhã da quarta-feira (23) o GT definiu três linhas de ação:

1 - Construção de webnário Aids e Pobreza, nos contextos de vulnerabilidade antes e depois da pandemia da Covid-19;

2 - Levantamento de dados a fim de organizar informações sobre o perfil de usuários atendidos pelas ONG, bem como seus graus de vulnerabilidade social e econômica;

3 - Formação das filiadas sobre a Política Nacional de Assistência Social, partindo do entendimento da Assistência Social como política de direito.

As filiadas do FOAESP que compõe o GT Aids e Pobreza são a Associação Prudentina de Prevenção à Aids (APPA), Grupo de Apoio e Solidariedade ao Portador de HIV/AIDS (GASPA), Instituto Vida Nova (IVN), Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas (MNCP) e Projeto Bem-Me-Quer (PBMQ).