O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho de 2017, é uma oportunidade de adicionar impulsos a todos os esforços na implementação da primeira jornada mundial de luta contra as hepatites virais da Organização Mundial de Saúde (OMS), que ocorre entre os anos de 2016 a 2021 e auxilia seus Estados Membros a atingirem a meta final de eliminar as hepatites.

Eliminação das Hepatites  

Atividades e conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foram projetadas para:

Construir e alavancar envolvimentos políticos seguindo o endosso oficial das Políticas Globais de Saúde contra as hepatites virais na Assembleia Mundial de 2016.
 
Demonstrações do surgimento de responsabilidades nacionais nos países que carregam maior índice da doença.
 
Encorajamento de campanhas e comprometimento de indivíduos, dos parceiros e da população.
 
Reforçar a necessidade do um comprometimento global conforme delineado no relatório mundial de luta contra hepatites de 2017 da OMS.
 
Em suporte à “Campanha de Eliminação das Hepatites”, a OMS irá divulgar novas informações sobre as responsabilidades nacionais dos 28 países mais infectados.
 
Os 11 países que carregam quase 50% do fardo mundial em hepatites crônicas: Brasil, China, Egito, Índia, Indonésia, Mongólia, Myanmar, Nigéria, Paquistão, Uganda, Vietnam.
 
Os 17 países que também apresentam alta prevalência e, juntamente aos países acima, são responsáveis por 70% dos índices mundiais de hepatites: Camboja, Camarões, Colômbia, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Marrocos, Nepal, Peru, Filipinas, Serra Leoa, África do Sul, Tanzânia, Tailândia, Ucrânia, Uzbequistão, Zimbábue.
 
Mensagens Fundamentais para o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 2017
 
1. Hepatites virais são um dos grandes problemas de saúde mundial e necessitam de respostas urgentes.
 
Haviam aproximadamente 325 milhões de pessoas vivendo com hepatites crônicas no final de 2015.
 
Uma estimativa mundial de 257 milhões de pessoas infectadas com hepatite B (HBV), e 71 milhões de pessoas infectadas com hepatite C (HCV).
 
2. Uma minoria dessas pessoas infectadas tiveram acesso a testes e tratamento, principalmente nos países de média e baixa renda.
 
No final de 2015, apenas 9% das pessoas infectadas com HBV e 20% das infectadas com HCV haviam feito teste e sido diagnosticadas.
 
Das pessoas diagnosticadas com HBV, 8% (ou 1.7 milhões) estavam em tratamento, enquanto 7% das pessoas diagnosticadas com HCV (ou 1.1 milhões) haviam começado tratamento em 2015.
 
A meta mundial para 2030 é de 90% das pessoas infectadas com os vírus das hepatites virais B e C (HBV e HCV) terem feito testes e 80% dos pacientes elegíveis terem conseguido tratamento.
 
3. As mortes causadas por hepatites virais têm aumentado; foram 1.34 milhões em 2015 – número comparado às mortes por tuberculose e excedem às mortes por aids.
 
4. Novas infecções por hepatites virais ainda ocorrem, predominantemente por hepatite C.
 
O número de crianças abaixo de 5 anos vivendo com infecção crônica de hepatite B teve uma redução de 1.3% em 2015 (comparado aos 4.7% antes da introdução de vacinas).
 
A vacinação contra hepatites B previne aproximadamente 4.5 milhões de infecções de crianças por ano.
 
De qualquer forma, 1.75 milhões de adultos foram recém-infectados com HCV em 2015, em grande parte por conta do uso de drogas injetáveis ou por práticas de injeção não seguras nos setores de saúde em certos países.
 
5. Alcançar a meta de eliminação para 2030 não é excessivamente ambiciosa; relatórios dos 28 países com maior incidência da doença têm dado motivos para o otimismo.
 
No Dia Mundial de Luta contra a Hepatites 2017, a OMS estará publicando os recortes dos 28 países os quais demonstraram que, apesar dos tantos desafios, Os esforços mundiais para eliminação da hepatites têm ganhado terreno. Mesmo assim, os principais obstáculos persistem.
 
Traduzido e adaptado da OMS.
To read the original article go to the WHO's page.