O advocacy das ações das hepatites virais (HV) entrou definitivamente na agenda do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp). No final de janeiro, em reunião anual de planejamento, as ONG associadas ao Foaesp fizeram constar do documento norteador ponto específico para as ações de controle social e advocacy das hepatites virais em 2018.

Durante a reunião, a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais (PEHV-SP) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), Sirlene Caminada, apresentou dados atualizados sobre as HV no Estado. São coinfectadas com hepatite C 14,11% e por hepatite B 9% das pessoas com HIV em seguimento no Estado.

Entre outros pontos, Caminada sublinhou a necessidade de ampliar o diagnóstico das hepatites no pré-natal e estimular a vacinação da hepatite B especialmente entre populações vulneráveis. Ainda segundo a coordenadora do PEHV-SP, é necessário mudar a logística de tratamento de modo a democratizar e ampliar o acesso, independente do grau de fibrose, visando a garantir o fornecimento de medicamentos para a hepatite C. E nos serviços, as ações de prevenção devem incentivar a testagem, o confirmatório do diagnóstico com PCR, o tratamento da coinfecção e inserir o conceito de cura após tratamento adequado.

No Documento Norteador das Ações Políticas do Foaesp foram elencadas as seguintes prioridades:

- Estimular a ampliação da cobertura vacinal das hepatites A e B e a testagem em hepatite C, principalmente para as pessoas acima de 40 anos.
- Propor e acompanhar a criação da Câmara Técnica de Hepatites Virais no estado.
- Diante do surto de hepatite A no estado, há a necessidade de ampliar informações e encaminhamentos, sobretudo junto a populações vulneráveis ou mais afetadas (como HSH e outras).
- Garantir a testagem continuada da hepatite C entre as PVHA em seguimento, conforme definido em protocolo.

Financiamento das ações
A Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) definiu na quinta-feira (08/02), em reunião com o presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, a agenda para o primeiro semestre. A depender da pauta da Alesp, foi programada para abril ou maio, Audiência Pública para discutir o financiamento das políticas de enfrentamento do HIV/AIDS e das hepatites virais no Estado a partir da Portaria 3992/2017, do Ministério da Saúde. Serão convidados o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e o Foaesp. Além da Sociedade Civil Organizada, espera-se mobilizar as coordenações de DST/Aids e hepatites virais no Estado.