A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Epclusa®, combinação do sofosbuvir + velpatasvir para o tratamento da hepatite C. Integrantes do movimento social de luta contra as hepatites no Brasil festejaram.

Para Carlos Varaldo, do Grupo Otimismo, no Rio de Janeiro, “agora todos os quatro medicamentos mais modernos que existem no mundo estão registrados no Brasil e certamente que no dia mundial da hepatite, no final de julho, o Ministério da Saúde estará anunciando um novo protocolo de tratamento”.

Na mesma direção foi a manifestação de Jeová Pessin Fragoso, do Grupo Esperança, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Ele torce para que o medicamento seja brevemente incorporado ao Protocolo Clínico e de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde - PCDT “e que a aquisição dos mesmos seja célere para que chegue na dispensação farmacêutica do componente especializado (que rogamos para que logo seja estratégico) dos estados e municípios, consequentemente nas mãos dos pacientes”.

Dificilmente o medicamento seja incorporado ainda neste ano. Primeiro, porque o PCDT 2018 está em vigência desde março, antes de Ricardo Barros deixar a pasta, para cumprir uma promessa de 2017. Recentemente, o Ministério da Saúde respondeu a ofício do Foaesp sobre a aquisição dos medicamentos incorporados ao PCDT de 2018, que por lei devem ser adquiridos e sua distribuição iniciada a partir de 180 dias da publicação do PCDT.