Foi realizada na tarde desta quinta-feira (29) a Reunião Ordinária do mês de novembro, na qual foram discutidos diversos tópicos para a melhoria de nossos projetos, lutas e direitos.

Claudio Pereira, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), foi quem esteve à frente da reunião, já que Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), está no evento Proteção Social para o HIV na América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá, promovido pelo UNAIDS.

Foram acertados alguns detalhes sobre o Ato em Defesa Política de Aids no Brasil, que será realizado neste sexta-feira (30/11), às 10h, no vão do MASP. A importância da presença de todos e da adesão de todo o movimento foi ressaltada. “Esta manifestação é muito importante! Não que as dos anos anteriores não tenham sido, mas esta é muito importante para que mostremos a todos que estamos firmes na luta, principalmente pelo momento que estamos vivendo”, relatou Cláudio.

Artur Kalichman, da coordenação do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo (PE-DST/AIDS-SP), apresentou a situação dos medicamentos e preservativos. Em relação aos medicamentos, o orçamento para 2019 foi aprovado no Congresso Nacional e a compra dos medicamentos está prevista. “Para o momento a situação é boa, com medicamentos em estoque para três ou quatro meses”, relatou Artur. Já a situação dos preservativos não é boa, com duas compras nos últimos tempos. “Infelizmente não conseguimos formar um estoque para esse fim de ano, muito por conta do preço”, completa.

Para que as ONG associadas caminhem juntas no ano de 2019, foi realizado um início do planejamento para as ações do ano que vem. Medicamento, preservativos, PrEP e PEP, assistência social, fortalecimento do movimento social, hepatites, tuberculose, sífilis e projetos foram as pautas levantadas, que serão discutidas em reuniões nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

Pronunciamentos do futuro ministro da Saúde foram discutidos, trazendo preocupações. “Da a entender que nem as campanhas, que já não eram muito efetivas, existirão mais. A responsabilidade vai ficar para as famílias para conversarem com as crianças e os jovens”, relatou Paulo Giacomini, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Estado de São Paulo (RNP+SP).

A próxima reunião ordinária acontecerá no dia 14/12.