Na manhã desta sexta-feira (30), o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), o Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (MOPAIDS) e o Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS (NEPAIDS) realizaram o “Ato em Defesa da Política de Aids no Brasil”. Na Avenida Paulista, pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), membros e ativistas das ONG associadas ao FOAESP, ao MOPAIDS e ao NEPAIDS reivindicaram direitos e reforçaram à população a importância na luta pela política de Aids no País.

O ato começou no vão do MASP, onde manifestantes deitaram no meio da Avenida e tiveram seus corpos contornados com tinta vermelha, que simbolizou as milhares de mortes ocorridas pela doença. Em seguida, a manifestação seguiu pela principal avenida de São Paulo, onde líderes das ONG realizaram discursos e depoimentos que relatavam as lutas e reivindicações de todo o movimento social de luta contra a Aids na cidade e no Estado de São Paulo.

Ao chegar na secretaria da Presidência da República, na mesma Avenida Paulista, a manifestação se concentrou na entrada do prédio e alguns representantes do FOAESP entraram no escritório e conseguiram protocolar carta junto à presidência. Documento protocolado defende a Política de Aids no Brasil junto ao governo brasileiro. Do lado de fora, manifestantes se acorrentaram, representando a impotência das PVHA diante das ameaças à política de prevenção e ao tratamento do HIV no Brasil.

Os vídeos e fotos do Ato podem ser encontrados no evento: https://www.facebook.com/events/579028312520741/?active_tab=discussion