No dia 16 de julho de 2021 aconteceu, de forma híbrida, a reunião ordinária do Fórum das Ongs/ Aids do Estado de São Paulo (Foaesp). Contando com ampla participação das organizações que compõem o Fórum, o encontro trouxe temas importantes para discussão, como a possibilidade da falta de medicamentos, a situação de vulnerabilidade econômica e financeira de algumas pessoas atendidas pelas organizações no estado de São Paulo, agravada pela pandemia da Covid-19, e as questões de logística na distribuição de cestas básicas. 

Outro tema abordado foi a exposição virtual Memórias de uma epidemia, realizada pelo Museu da Diversidade Sexual. Além disso, representantes do Programa Estadual de DST/Aids do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) participaram do encontro, trazendo uma análise da conjuntura atual, com importantes esclarecimentos sobre a ampliação da estratégia da Profilaxia Pré-exposição (PrEP), método de prevenção à  infecção pelo HIV, com a combinação do uso de dois medicamentos antes da pessoa ter contato com o vírus.

A possível falta de medicamentos contra o HIV em todo o país traz preocupação e compromete a saúde das pessoas que recebem o tratamento. Na situação política atual, não há regularidade na compra e na distribuição dos medicamentos por parte do Ministério da Saúde. O presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, contou que repassou ao Programa de DST/ Aids do Estado de São Paulo a análise do desempenho dos gastos com a aquisição dos medicamentos contra o HIV, realizada durante reunião da Comissão de Financiamento e Orçamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofin/CNS). Os dados fazem acender um alerta, já que a análise do pagamento do primeiro quadrimestre do ano mostrou baixa liquidação do orçamento, com cerca de 60% empenhado e só 19% liquidado. "Outro alerta é que o Ministério da Fazenda não está repassando totalmente os recursos para o Ministério da Saúde, podendo faltar recursos financeiros para a compra", disse. "E, consequentemente, existe a possibilidade de faltarem medicamentos", explicou Pinheiro. O presidente do Foaesp ressaltou que a "responsabilidade é do Ministério da Saúde e que eles têm que fazer a parte deles".

A próxima reunião ordinária do Foaesp será online no próximo dia 13 de agosto, às 9 horas.