“Destino Eliminação” é o nome da exposição fotográfica virtual sobre a mobilização comunitária contra a pandemia de hepatite C. A exposição é iniciativa do Coalition Plus, rede internacional de organizações que luta contra a AIDS e as hepatites virais, parceira do Foaesp no projeto “Uma demanda social pelo tratamento da hepatite C no Estado de São Paulo”.

A exposição, que reúne 61 fotos, foi criada a partir das experiências de pessoas afetadas pela epidemia de hepatite C no Brasil, na Colômbia, na Índia (Deli e Manipur), na Malásia e no Marrocos. As obras são de seis fotógrafos que contam histórias, pessoais e políticas, daqueles que se mobilizam contra a epidemia menosprezada de hepatite C. A fotógrafa, jornalista e antropóloga Ana Caroline de Lima representa o Brasil.

Para Hakima Himmich, presidente da Coalition Plus, “Esta exposição fotográfica é uma homenagem a todos os ativistas envolvidos na luta contra a hepatite C, uma luta que é muitas vezes ignorada. Com a ajuda deles, conseguimos dialogar com as autoridades, fazer com que as necessidades das comunidades fossem reconhecidas e alcançar progressos substanciais que melhoraram não só a saúde, mas também a vida de muitas pessoas”.

A hepatite C (VHC) é uma infecção viral transmitida pelo sangue e pode causar, se não diagnosticada e tratada, cirrose e câncer de fígado. A doença atinge desproporcionalmente populações mais vulneráveis, principalmente usuários de drogas injetáveis. Dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, dos 58 milhões de portadores do vírus da Hepatite C no mundo, mais de 70% não foram testados e mais de 80% dos diagnosticados não têm acesso a medicamentos antivirais que poderiam curar mais de 95% dos casos.

O Foaesp desenvolve ações de advocacy junto a parlamentares, com o objetivo de fomentar a discussão. Este trabalho resultou na criação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Veja a exposição virtual “Destino Eliminação” e mais informações sobre a exposição, os fotógrafos e as ações desenvolvidas pela Coalition Plus para a eliminação da Hepatite C, assim como as organizações parceiras, entre elas o Foaesp, no Brasil.

A foto de Ana Caroline de Lima mostra Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, durante audiência no Congresso Nacional, em Brasília (DF).