Aconteceu nesta sexta-feira a reunião online ordinária do Fórum das Ongs/Aids do estado de São Paulo (Foaesp). Entre os assuntos discutidos, a necessidade da divulgação de uma nota pública em repúdio ao atraso no repasse de recursos financeiros para organizações de luta contra a aids no estado de São Paulo.

Por questões burocráticas, o impasse já se alonga por mais de um ano, comprometendo as ações realizadas nas bases das Ongs e prejudicando as pessoas que vivem com HIV/Aids no estado. O documento está em fase de produção e será endereçado ao Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.

Em seguida, aconteceu reunião com Gil Casimiro, do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), que falou sobre a Articulação Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por conta do Acordo de Cooperação Técnica entre o DCCI/SVS/MS e o Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (DPSE/SNAS/MC).

O acordo tem como objetivo geral “estabelecer a mútua cooperação técnica para a conjugação de esforços entre a SVS/MS e SNAS/MC visando o planejamento, monitoramento, execução e avaliação de ações para aprimorar a articulação entre o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social especialmente relacionadas à inclusão social da pessoa em situação de vulnerabilidade social com HIV, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e prevenção da sífilis congênita”.

Também participaram do encontro representantes do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo e do Comitê Intersecretarial para Identificação de Políticas em HIV/AIDS do município de São Paulo, pactuando esforços para o trabalho. Um dos desafios é a concretização do trabalho nas bases, com a articulação entre o programa de aids e as secretarias de desenvolvimento social.

Veja a apresentação Articulação SUS e SUAS, do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde