A reunião ordinária do Foaesp do mês de fevereiro dedicou-se a reorganização da resposta comunitária para 2019, avaliando o caminho percorrido e levando em consideração a situação atual no âmbito nacional que reflete nos estados e nos municípios.

A reformulação da Frente Parlamentar no Congresso Nacional está em andamento acelerado. Após as visitas aos parlamentares, colhendo assinaturas e mobilizando em torno do tema, já se decidiu pela formulação de um bloco conjunto juntando HIV/Aids e hepatites virais e a manutenção da coordenação através de um colegiado juntando parlamentares que já faziam parte na legislatura passada e novos parlamentares. No âmbito estadual a Dep. Maria Lucia Amary (PSDB), que foi reeleita, aceitou o desafio de continuar na coordenação da Frente, com o início do ano legislativo, em 15 de março, as tratativas serão acertadas para sua composição e instalação.

A etapa municipal das Conferências de Saúde, que vai até 15 de abril, foi outro dos pontos discutidos. Os ativistas sugeriram criar estratégias de participação e avaliar as propostas referentes a aids e hepatites virais aprovadas nas conferências anteriores. A etapa estadual vai de 16 de abril a 15 de junho e a XVI Conferência Nacional de Saúde está marcada para 4 a 7 de agosto.

Junto com a etapa municipal foi sugerido que se analise a resposta ao enfrentamento da aids e hepatites virais nos municípios. Vários ativistas relataram um enfraquecimento das atividades, muitas vezes resumindo-se a questões burocráticas sem grandes resultados. " A troca nas coordenações tem sido um empecilho de continuidade das ações, existem municípios que já trocaram de coordenação quatro vezes nesta gestão". afirma o presidente do Foaesp Rodrigo Pinheiro.

ENONG

A 20 edição do Encontro Nacional de ONG/Aids ( ENONG) também foi tema da reunião. Agendado para 11 a 14 de novembro, em São Paulo (SP), o evento deve reunir cerca de 300 ativistas de todo o país. As etapas regionais devem ocorrer a partir do primeiro semestre deste ano. Visando planejar os temas e atividades foi criada uma comissão política local que encaminhará a escolha de pontos prioritários para os próximos dois anos. Fazem parte deste grupo as organizações: Grupo de Incentivo a Vida (GIV), Grupo Pela Vidda/SP, Sonho Nosso ( Nova Guataporanga), Associação Prudentina de Prevenção a Aids (APPA) e uma representação do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids).