Nos dias de 26 e 28 de fevereiro o Projeto Cartografando promoveu encontros para usuários do SUS, debatendo racismo institucional, diversidade sexual e homofobia , direitos dos usuários em sua primeira oficina de Cartografia Social este ano.

O objetivo deste encontros é ampliar o entendimento dos usuários sobre seus direitos, deveres e debater o acompanhamento e a luta pela consolidação do SUS, junto com entidades e movimentos sociais do campo dos direitos humanos.

Participaram, como expositores, Arnaldo Marcolino (Conselheiro Estadual de Saúde e Coordenador de Plenária do Estado de São Paulo), Eduardo Barbosa ( Centro de Referência da Diversidade -CRD- E Grupo Pela Vidda-SP), Paulo Giacomini (RNP+ SP) e Alexandre Viola( Sociólogo da ONG Bem-Me-Quer.).

O uso da Cartografia Social como metodologia de mapeamento e monitoramento dos serviços oferecidos pelo sistema, utilizado pelo projeto, já começou a produzir seus primeiros resultados, os quais foram apresentados aos participantes

Segundo Lucrécia Lopes, coordenadora do projeto: "Somente através da construção estruturada e da união das partes comprometidas, que conseguiremos elaborar propostas para melhoria continua dos serviços”